Pular para o conteúdo principal

ESPECIAL: POKÉMON GO



    Quando eu ouvi falar do projeto de Pokémon Go pela primeira vez, nunca imaginei que - quando desse certo, se desse certo - encontraria tanta gente jogando na minha rua. Com certeza seria um sucesso entre os fãs da Nintendo e do Ash, mas imaginar meus vizinhos com o celular na mão e atrás de pokémons estava fora de cogitação. Pois o que vejo agora são: vizinhos andando em grupinhos com o celular na mão, apontando freneticamente para o "nada". Acho que as igrejas da região nunca receberam tantas visitas, porque as que não viraram ginásios são pokestops. O que é uma pena, mas enfim.  Já que o jogo é o assunto do momento, nada melhor do que fazer um compilado aqui reunindo coisas que eu aprendi, com 
    O meu aparelho é um Zenfone 5 e, para quem tem esse modelo, não é possível fazer a instalação direto da Play Store. O que você precisa ter em mente é que se não dá para baixar do jeito padrão, digamos assim, deve haver um motivo para isso. No caso do Zenfone 5, existe uma instabilidade horrível no GPS, o aplicativo frequentemente deixa de reconhecer a localização e assim é impossível jogar. Mas nada te impede de googlar o arquivo .apk do jogo e instalar Pokémon Go no seu aparelho, só procure no lugar certo, eu não vou deixar nenhum link pra isso aqui porque se o celular de alguém explodir depois, a culpa não será minha.
    Uma vez que você esteja com o aplicativo instalado você precisa de 1. conexão com a internet; 2. GPS com alta precisão e 3. um tênis com bom amortecimento. Ok, esse último é opcional e eu conto logo mais o motivo.

 #EuEscolhoVocê 
Essa é a frase mais repetida do anime. Depois que você instala o jogo, você loga com sua conta do Google, ou com sua conta do clube de treinador Pokémon, cria seu personagem e enfim começa o jogo. Logo de cara aparecem três monstrinhos no mapa: Bulbasaur <3, Squirtle e Charmander. 
E aqui já tem uma pegadinha do malandro. Se você simplesmente ignorar eles e sair andando, o Pikachu não vai demorar para aparecer. Bom, apesar de preferir o Bulbasaur, se eu soubesse disso na hora, teria pego o Pikachu, porque os outros três aparecem com frequência depois, já ele não.

 #RealidadeAumentada 
Apesar de essa ser uma das maiores graças do jogo, não recomendo que você jogue no modo AR se não tiver muita coordenação e, às vezes, paciência. Isso porque eu tenho a leve sensação de que no modo de realidade aumentada o pokémon "treme" mais, daí fica mais difícil capturar e mais fácil perder pokébolas. Segundo que no modo câmera você tem que fazer a barata tonta muitas vezes pra encontrá-lo, já da outra forma é só clicar no mapa e ele já aparece pra você capturá-lo. Além de que esse modo simples economiza energia.

 #Excelente 
Ao capturar um pokémon você pode conseguir até cem pontos de experiência, isso depende do momento em que você atinge o "alvo". Além do círculo branco que limita a área onde você pode jogar a pokébola e acertar o pokemon, aparece um outro círculo - verde na maioria das vezes, amarelo se o pokémon for forte -  que diz quão preciso foi seu lance. Se você acertar dentro do verde enquanto ele estiver grande, recebe um Nice e 10 XP. Se estiver médio, recebe um Great e 50 XP. Se estiver pequeno, recebe um Excellent e 100 XP.

 #180°  
Além do Nice, Great e Excellent, você pode lançar pokébolas curvas! Só precisa treinar, porque de dez eu acertei uma, se o pokémon for voador então ... Para dar esse efeito é só segurar a pokébola e "arrastar" em círculos antes de lançar.

 #Eevee 
Essa aí minha prima me contou. Sabemos que o Eevee é o pokémon mais fofinho de todos ... talvez não, mas enfim, sabemos também que existem muitas evoluções dele. No jogo você pode evoluir o seu Eevee aleatoriamente, ou definir qual será a evolução renomeando ele assim: renomeando para Pyro vira um Flareon, para Sparky ele vira um Joteon e para Rainerele vira um Vaporeon.

 #PowerBank 
Uma coisa que eu aconselho muito é você comprar uma dúzia de power banks. Brincadeira. Esse jogo não consome bateria, ele come, bebe e respira bateria. Então você pode ativar o modo economia de energia em Settings

 #Pokéstops 
Eu juro que queria uma Pokéstop aqui na frente da minha casa, seria ma-ra-vi-lho-so. Sempre que ver uma, clica nela, além de reabastecer as pokébolas você pode ganhar eggs, revives e muitas outras coisas.

 #TodoPokémonEvolui 
Se você morar longe de uma Pokéstop como eu, talvez você queira economizar o máximo de pokébolas possíveis. E eu sei que quando o celular treme e você vê que é outro Zubat dá vontade de chorar, mas ter pokémons repetidos é necessário para evoluir. 

Acredito que já compartilhei o que sei. Apesar de ter passado do nível 5 já, ainda não fui em nenhum ginásio :c , então não sei dar dicas sobre isso. O TechTudo fez uma postagem bem legal falando sobre os lugares mais propícios para encontrar pokémons específicos AQUI. E o Castanhari do Canal Nostalgia dá uma introdução bem boa pra você que quiser aprender um pouco mais, abaixo:


Comentários