Pular para o conteúdo principal

APRENDA A CRIAR MAPAS MENTAIS


    Não posso dizer que sou a mestre dos mapas mentais, but foi usando mapas que eu consegui ter um bom desempenho nas matérias da vida, em que eu não tomei bomba, claro. Uma vez minha professora do técnico fez uma analogia ao Jack, o Estripador, para dizer que deveríamos ir por partes e é bem isso. Não quero que vocês matem ninguém, pelo amor de Deus, mas para criar os mapas mentais você tem que saber "estripar" os temas. Como assim, Gabriela? 
Tony Buzan, sistematizou um diagrama para gerir as informações e o conhecimento, facilitando a aprendizagem, a memorização e auxiliando na definição de soluções para problemas.  

“A magia da conexão de pontos é que, uma vez que aprendas a técnica, mesmo se os pontos mudarem, ainda serás capaz de conectá-los.“ Seth Godin


   Com o uso de palavras chave você consegue conectar diferentes assuntos e ter uma rápida compreensão do que se trata. Eu já tinha dado um exemplo aqui nessa outra postagem usando a Segunda Guerra Mundial, mas agora vou dar um diferente usando a palavra iPhone, tema escolhido pelo meu irmão:


    Existem mapas mentais ilustrados e os mais tradicionais costumam imitar as ramificações de um neurônio. Eu, particularmente, acho esses com setas mais limpos e fáceis de visualizar, um desenho ou outro e uma corzinha também ajudam a memorizar melhor, mas os que imitam neurônio, para mim, só funcionam se forem pequenos, caso contrário fica poluído demais. Vai de gosto. O básico é conectar palavras chave.
    Vestibulandos e concurseiros utilizam muito dessa técnica de mapas mentais para estudar e se preparar para as provas, inclusive, eu sigo duas concurseiras no Instagram e indico os feeds para vocês, são:

 Vicio de uma estudante

 Concurseira Obstinada

    E é isso, sei que o post ficou meio cheio de informação, mas ele não podia ser diferente, não é mesmo? Para ver minhas outras dicas de estudos, navegue pela tag estudo. Esse final de semana vou me programar para ter conteúdo novo aqui, todos os dias, até o final do mês, para compensar a ausência, porque eu percebi que vocês continuam visitando  Outra coisinha antes de ir: se ainda não conheces minha página Tenha um Bom Dia do Facebook, dá um pulinho lá para ver fotos com frases que podes compartilhar para desejar um bom dia para todos os teus amigos. Então, beijos e até :*

Comentários