terça-feira, 9 de fevereiro de 2016

JOVEM CRISTÃO: AFINAL O CARNAVAL É FESTA CRISTÃ, OU PAGÃ?


    Olá, Brasil. Acredito que vocês saibam que estamos no último dia do feriado de carnaval. E o que é o carnaval, não é mesmo? A palavra tem sua origem no latim "carnis levale" o que significa dizer "adeus à carne". Quero deixar claro, antes de continuar, que vou entrar num assunto delicado que é a religião. Então, com delicadeza, vou pedir que, por gentileza, você que não gosta de ler sobre esse assunto: NÃO LEIA! Ué. Não estou empurrando a minha fé na sua goela, acredito em Deus, não sou santa, mas procuro seguir a palavra dele, não nego isso nunca e falo sobre quando tenho a oportunidade (no caso, estou no meu blog, então tenho muita oportunidade para falar sobre isso aqui, okay?). Então, meu querido. Meu queridinho. Kiridu! Não estou te obrigando a nada, veja bem, só estou expondo minha ideia, educadamente. Obrigada.
   Ouve-se, de alguns, que o carnaval é uma festa cristã, porque há muitos - muitos - anos, lá na Europa, a preparação para a Páscoa, conhecida como Quaresma, começou a se propagar e tornou-se uma coisa comum para as pessoas, porém não é permitido cometer certos exageros nesse período de quarenta dias. Ora pois que são dias separados para fazer um jejum de tudo aquilo que não agrada ao Senhor e para se arrepender dos pecados anteriores. Okay. Contudo pareceu legal para alguém que antes de iniciar a Quaresma, o indivíduo pudesse extravasar completamente, soltar a louca, correr pelado, comer pra caramba, beber pra dedéu - alguém ainda fala dedéu hahahaha, socorro - e coisas desse gênero. Isso me parece uma justificativa pagã, não sei pra você. Mas não estou dizendo que essa foi a primeira manifestação do carnaval no mundo, sei lá se foi também, mas com certeza não. Espera, estou confusa. Não, não foi, mas antes do Cristianismo, carnaval era uma coisa mais mística e não tinha esse nome. Enfim, voltando. As pessoas exageravam com a festança antes da Quaresma, porque nos dias seguintes não poderiam cometer esses pecados, para chegar até a Páscoa purificado, daí o "adeus à carne". 
    É aí que surgem as minhas dúvidas, porque se eu quero agradar a Deus, não devo fazer isso o ano todo? A vida toda? Ou pelo menos tentar? Porque eu sei, o ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei, ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar. Okay. O que eu quero dizer é que, poxa, devo comemorar a Páscoa, sim, claro, mas não tem cabimento eu pecar já pensando no arrependimento como se Deus fosse abrir as portas dos céus e derramar bençãos sem medidas sobre mim só porque eu fiquei quarenta dias "me redimindo". É como se alguém tivesse pensado assim: Bom, eu vou ser preso, então pra que a minha prisão valha a pena, vou ali matar alguém. Oi? É claro que se você matar alguém, você vai ser preso. É claro que se você pecar, você precisa se arrepender para ser perdoado. Agora me diz: pecar por querer porque "vai ter" que passar quarenta dias longe do pecado, faz sentido? Não. Ué.


    Dançar promiscuamente, ver peitos e bundas, na televisão ou pessoalmente, ficar com incontáveis pessoas em três dias, pegar AIDS, beber até o fígado pedir arrego e coisas desse gênero. Não é o tipo de coisa que agrada a Deus, mas também não é o tipo de coisa que podemos fazer o ano todo (ou é). Vou querer fazer só porque não vai ter Globeleza nos outros 362 dias do ano? Não. Isso não vai de acordo com o que eu acredito, isso não vai de acordo com o que Deus deseja, eu NÃO PRECISO DE PECADOS A MAIS para me arrepender. Carnaval não é uma festa cristã. Pecar propositalmente, achando que vai pedir desculpas e vai ficar tudo certo não é legal, não é normal. Então você que vai pra igreja, participa de toda Santa Ceia, ora trocentas vezes por dia, mas no carnaval vai até desfilar na escola de samba. Meu bem, alguma coisa você está fazendo errado. Só isso. Obrigada.
  Peço desculpas pelo textão, acho necessário falar algumas coisas de vez em quando. Sou chata mesmo. Mas se você compartilha da minha opinião e acharia legal ver mais temas cristão aqui, deixa um comentário e curte a página do blog no Facebook! Se quiser, também curta a Tenha Um Bom Dia, para ... você sabe ... ter um bom dia.

Um comentário:

  1. sinceramente, eu nunca gostei de Carnaval e nunca teve nada a ver com religião; só não gosto :b mas também não julgo quem gosta, apesar de achar muito desnecessário as mulheres desfilarem quase sem roupa pela rua :/
    em fim, adorei seu post porque não sabia dessas coisas que você falou <3
    beijos :*
    http://memorialices.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...