Pular para o conteúdo principal

EU COZINHEI FEIJÃO!


   Um dia você descobrirá que eu estava certa ao dizer que só nos tornamos adultos depois que cozinhamos nosso próprio feijão. Porque isso é a realidade mundial: as pessoas têm medo de panela de pressão. E assim, né ... as vezes a pessoa até tenta, mas ou o feijão cozinha demais e vira um caldo grosso, ou cozinha de menos e fica semi cru, ou ele não fica clarinho. Eu, particularmente, gosto de feijão clarinho com caldo, bem delícia, mas morria de medo da panela, até a necessidade bater na minha porta. Tive que aprender.
    Ora pois, meu amigo, nada é tão impossível quanto aparenta ser. Qualquer ser humano é capaz de enfrentar a panela e fazer o queridinho do Brasil pra comer com arroz, usando o Knorr Meu Feijão ... brincadeirinha! Isso não é publicidade. Vou ensinar a fazer feijão do jeito que minha mãe me ensinou, sem pozinho milagroso. Antes de tudo, vamos dar uma conferidinha na panela? 


    Toda panela de pressão tem uma borracha na tampa que impede o vazamento do vapor, se você perceber que vapor está saindo pelo espaço da borracha ela deve ser trocada imediatamente. O pino e a válvula de segurança devem estar sempre bem limpos, os furinhos do pino devem ser totalmente desobstruídos. Porque se não estiver, ele não vai dançar e soltar o excesso de vapor e acredite: quando ele solta vapor e começa a chiar, não significa que a panela irá explodir ... é o contrário! Se passar muito tempo e a panela não chiar, desligue o fogo e corra para as colinas. Brincadeira, só que é sério. Outra coisa, não abra nunca a panela antes de ter certeza que não há mais pressão lá dentro, pra isso ou você espera a panela e esfriar e o pino abaixar completamente, ou você põe debaixo da água para esfriar mais rápido, mas não recomendo que faça isso não, viu criança? 
_____________________________________

   Agora a receita da mamãe: Você vai separar 500g de feijão, separar significa escolher os bons que não estejam furados, ou estragados. Depois vai colocá-lo de molho em água fervente por uma hora, uma quantidade de água suficiente para cobrir o feijão passando um dedo (isso faz o feijão ficar mais macio antes mesmo de ir para a panela). Quando esse tempo passar, escorra o feijão, lave bem e ponha na panela de pressão para cozinhar com mais água e uma folha de louro (a mesma quantidade de água daquela vez). Isso varia de fogão para fogão, mas se você deixou o feijão de molho por uma hora, dez minutos de panela chiando devem bastar (panela chiando!). Por fim é só dourar dois dentes de alho e  despejar no feijão cozido, acrescentando sal á gosto. 
  Viu só? Muito fácil. Um dia ainda vão me agradecer por isso. No blog da minha mãe vocês encontram outras receitas deliciosas, inclusive de outros jeitos de fazer feijão, acesse Cook Nice. Beijos e até :*

Comentários

  1. Aprendi a cozinhar feijão ano passado em e senti a pessoa mais foda de todas, até pensei agora posso morar sozinha hahahah, cá entre nós eu não sie porque eu tinha tanto medo dessa panela de pressão ela nem é um bicho de sete cabeças.
    Hurricane Stars

    ResponderExcluir

Postar um comentário