Pular para o conteúdo principal

COISAS QUE VOCÊ PRECISA SABER ANTES DE VOLTAR ÀS AULAS


    Já escrevi aqui no blog muitas dicas para irmos bem na escola/curso/faculdade. Já dei dez dicas para a hora dos estudos, contei como fixar a matéria em cinco passos e falei sobre como economizar na hora de comprar o material escolar. Hoje eu vou falar sobre algumas coisas muito importantes que me ajudaram esse semestre e que você precisa saber antes de voltar das férias.
    Pra começo de conversa você deve ter em mente que só falar que vai se dedicar mais no próximo semestre, ou ano, não vai fazer suas notas subirem se, de fato, você não se dedicar como disse. Aprendi isso da maneira mais difícil e mais óbvia. No semestre passado eu não peguei DP nenhuma, esse semestre eu peguei. Não posso culpar só a matéria - apesar dela ser muito difícil e o índice de reprovação ser muito alto - eu não me esforcei tanto quanto no semestre anterior e desisti da matéria antes da hora. Está aí a primeira coisa que você deve saber: jamais desista de uma matéria. 
    Como eu disse lá na postagem de como fixar a matéria, fique por dentro do assunto antes da aula. Antes de voltar para a escola, corra atrás do que vai ser falado - veja as matérias do semestre e procure, na internet mesmo, tudo que você pode aprender antes sobre elas. Além disso adquira o hábito de de não acumular conteúdo - outra coisa que aprendi da pior maneira - se o professor pediu um trabalho hoje, comece hoje; se ele passou uma atividade hoje, resolva hoje e revise o conteúdo diariamente. 
    Por fim, você precisa saber que cada coisa tem um momento certo para ser feita. A hora certa de jogar vídeo-game, assistir mil episódios da série favorita e não largar do celular e computador não é na semana de provas. Então aprenda a abrir mão do que precisa. Cedendo meia hora fora da sala de aula e uns quinze minutos antes de dormir, por dia, você vai obter resultados muito bons.

Comentários