Pular para o conteúdo principal

SOBRE SONHOS, CARREIRA & VOCÊ MESMO

O pobre Charlie de A Fantástica Fábrica de Chocolate tinha um sonho. 
    Se tem um gênero de livro que, definitivamente, não faz o meu estilo, esse gênero é o de auto ajuda. Ainda assim eu adoraria que alguém tivesse me explicado o quão complicado é escolher uma carreira quando você não sabe exatamente o que você quer, ou pior, o quão difícil é seguir os planos quando você tinha certeza de que seu sonho era aquele e agora não tem tanta certeza assim. 
    Eu já falei aqui umas 19857124 de vezes que, quando entrei no Ensino Médio, queria fazer faculdade de Economia. Bom ... graças a Deus eu não fiz, rá. Para resumir acabei entrando em um curso técnico na área de informática e no momento estou cursando o superior de Análise e Desenvolvimento de Sistemas. É legal? É legal. É fácil? Jamais. 
    Eu realmente entrei na faculdade acreditando com todas as minhas forças que era aquilo que eu queria fazer pro resto da minha vida. E é ótimo quando você entra na faculdade dos seus sonhos ... porque você entra feliz, motivado, é uma maravilha! O problema é quando você encontra uma matéria de utilização duvidosa - todo mundo tem uma matéria que acha inútil no curso, eu disse todo mundo. E mais triste do que descobrir uma matéria que você odeia, é ser incompreendido, porque quando alguém desembesta a se intrometer no que você está fazendo é muito triste mesmo. 
    Meu querido, uma coisa você precisa aceitar, independente do que você fizer e do quão difícil for, sempre vai ter gente para achar que é fácil e que você tem obrigação de saber tudo. Qualquer lugar que você chegar falando que faz faculdade na área de tecnologia, ou computação, um indivíduo surgirá das trevas para perguntar se você formata computador. Ninguém quer saber que você não está cursando faculdade para formatar computador de vizinho de graça. Tudo isso são coisas que você tem que aturar se quiser seguir seu sonho.

Um dia encontra dinheiro na rua e ao invés de levar para casa, usa o dinheiro para comprar uma barra de Chocolates Wonka e tentar a sorte grande. Finalmente, nessa terceira tentativa, o guri encontra o bilhete dourado.
    Estou escrevendo essa postagem porque acredito que vai ser muito mais fácil - o que não significa que será absolutamente fácil - pra quem estiver lendo conquistar seu sonho de carreira, se a pessoa souber que isso só vai depender dela e do quão disposta ela está a atingir seus objetivos. Como eu disse, eu entrei na faculdade com a plena certeza de que era aquilo que eu queria, ainda assim encontrei dificuldades. Se você estiver fazendo uma faculdade porque seu pai, ou sua mãe, quis você pode encontrar mais dificuldades porque não está fazendo o que gosta. E isso não é o fim do mundo, tá? Não importa se você entrou no Curso Superior assim que terminou o Ensino Médio, ou se você já fez outra(s) faculdade(s), ou se você nunca fez faculdade e já terminou a escola há muito tempo, sempre é uma boa hora para correr atrás dos sonhos e existem várias formas de fazer isso. 
    Uma faculdade nunca será inútil, além do conteúdo que você aprende, ainda existem as experiências interpessoais. E se no final você tiver a plena certeza de que não é aquilo que você quer para sua vida, ainda tem a chance de exercer a função para conseguir bancar o que você quiser, seja isso outra faculdade, um curso técnico, um negócio ... ou o que for, poderá seguir a carreira dos sonhos livremente. 

Visitou a fábrica, foi ele mesmo na humildade  e de repente - para quem tinha uma maquete da fábrica feita de tampa de pasta de dente - virou herdeiro do Willy Wonka e sambou de salto na cara das inimigas. Sem pressa. Por isso que ele está aqui, êê.
    Agora uma dica preciosíssima para atingir qualquer objetivo, seja ele profissional ou não: seja feliz sozinho. Porque você não sabe em quem pode confiar, quem torce contra e quem torce a seu favor, entende? Comece a se planejar e correr atrás em silêncio, depois você me conta se as coisas não fluíram de verdade. Mas quando eu digo em silêncio, eu quero dizer para guardar só pra você, sério, não conte nem para sua mãe. E não, eu não estou dizendo para não confiar na sua mãe, mas fique quieto. 

Comentários