Pular para o conteúdo principal

COMO, QUANDO E ONDE DESCARTAR SEUS ESMALTES


    Quando é que uma pessoa se dá conta de que ela é uma viciada? Cheguei a conclusão, à tempo, de que era uma aprendiz de viciada em esmaltes nesse final de semana, quando separei sessenta - sim, ses-sen-ta, 60! - vidrinhos de esmalte para jogar fora e ainda fiquei com quarenta e dois. Acontece que eu fui fazer a unha e me dei conta de que tinha um esmalte ali que eu não usava há muito tempo, então eu fui ver a validade e bã! Vencido, comecei a verificar e cabum! Tinha mais um monte deles. Fui separando e decidi dar um fim naqueles que ainda não tinham vencido, mas já estavam acabando e consequentemente estavam duros, sabe? Quando terminei de reunir a pilha, veio a pergunta: e agora?
    Eu nunca tinha parado para pensar na maneira correta de descartar esse tipo de coisa, então recorri ao Google, óbvio, e descobri que descartar sessenta vidrinhos de esmalte velho é difícil pra carambola. 

Como descartar: 
    Se você quer fazer a limpa na sua coleção de esmaltes você separa três montinhos: os vencidos, os que não estão vencido, mas você não que mais e os que você quer. Os que não estão vencidos e você não quer mais, você doa! Pode ser pra sua irmã, pra sua prima, sua amiga, pra manicure, pra quem quiser. Os que estão vencidos você deve fazer o seguinte: 1. pegar jornal, removedor e palitos. 2. derramar o esmalte do frasco no jornal. 3. colocar removedor/acetona no vidrinho e mexer até dissolver o esmalte um pouco mais. 4. derramar novamente o conteúdo no jornal. 5. repetir esses processos até o vidrinho ficar limpo. 6. então você descarta o vidrinho limpo nos recicláveis e, infelizmente, o jornal no lixo comum. 
    O esmalte agride o meio ambiente, por isso não pode ser jogado diretamente em algum lugar. 

Postos de coleta:
    Felizmente, ainda fuçando no Google, descobri que a Risqué criou coletores de esmaltes vencidos e estes estão disponíveis em algumas unidades da Ikesaki. Em uma pergunta rápida no perfil da loja, eles me disseram que é possível encontrar os coletores em quase todas as unidades - exceto na do Shopping Metrô Tucuruvi e na Ikesaki Osasco. Mas lá você pode descartar seus vidrinhos de qualquer marca e não precisa ter aquele trabalho todo com a limpeza - que se for ver bem, já que é pela natureza, nem é tanto trabalho. Mas enfim, se podemos evitar a fadiga, evitaremos.

E depois:
     Não compre mais esmaltes do que você acha que será capaz de usar. Vale lembrar que um esmalte dura em média oito aplicações ... eu disse em média! Ah, depois da "limpeza" vale organizar os esmaltes de modo que você consiga identificar quais irão vencer primeiro, assim use-os antes dos outros. 

    E por hoje é isso. Espero que tenham gostado, também espero que não joguem o esmalte fora de qualquer jeito e que curtam a página do blog no Facebook para saber quando tiver mais dicas como essa. Obrigada e até amanhã!

Comentários