Pular para o conteúdo principal

COMO FIXAR A MATÉRIA EM CINCO PASSOS


   Yo! Começo esse post com a certeza de que daqui dois anos estarei assustada com o meu jeito de escrever. Foi exatamente o que aconteceu agora quando eu encontrei uma publicação do início do blog com dicas para a hora dos estudos. Fui obrigada a consertar algumas - muitas - coisas e agradecer a Deus por esse tempo que passa, porque né. Espero que hoje eu saiba escrever melhor do que ontem e pior do que amanhã.
    Enfim, brisas a parte, aproveitei esse momento de desespero pré semana de provas da faculdade para reunir mais cinco dicas, que iremos chamar aqui de passos, para fixar a matéria, que tal?

#1 Faça "mapeamentos" com palavras chave, por exemplo: 
    Setembro 1939/45 -> Polônia -> Nazismo -> Aliados x Eixo -> Holocausto -> Armas nucleares ... 
    Acabei de fazer um resumo da Segunda Guerra Mundial, nota? O conflito teve início em setembro de 1939 e terminou em 1945, atribuí-se o estopim da guerra a invasão da Polônia pela Alemanha Nazista. Uma guerra que envolveu todos os continentes e foi organizada em duas alianças militares opostas: Aliados e Eixo. Marcada pelo holocausto e por ser a primeira e única vez na história em que armas nucleares foram utilizadas em combate ...
    Uma excelente dica para quem anota tudo e quem não anota nada. Dá pra ficar no meio termo sem perder o fio da meada e entender o que o professor quer passar.

#2 Pergunte ao professor qual será o assunto da próxima aula:
    Na faculdade os professores costumam disponibilizar o conteúdo do semestre na pasta pública. Quando eu estava na escola os professores seguiam a ordem da apostila, mas se este não for o seu caso pergunte ao professor qual será o tema da próxima aula. Assim você pode dar uma pesquisada em casa, nem que seja para ler por cima e não ficar boiando totalmente na sala de aula. Além de que, estudar o assunto antes permite que você tire suas dúvidas o mais rápido possível. Não precisa ter medo de bancar a chata, prefiro ser chata do que pegar uma DP.

#3 Revise a matéria do dia antes de dormir:
   Fez os mapeamentos? Deu uma pesquisada? Descolou um resumo? Ótimo, dê uma revisada nesse material antes de dormir. Não se preocupe com o que você não entendeu, foque no que já está certo e deixe as dúvidas para amanhã. Quando você faz alguma coisa durante o dia e repete antes de dormir é como se estivesse dizendo para o seu cérebro - Olha, isto é importante, trate de se lembrar!

#4 Resolva exercícios e testes:
    Meu último '10' em história foi graças aos simulados para o vestibular da FATEC. Nem precisei pesquisar assuntos a fundo, só de responder e corrigir os meus testes e simulados já foi o suficiente para aprender ou ter certeza de que eu já sabia aquela matéria. Agora na faculdade o que pesa mais é a programação então fóruns com listas de exercícios ajudam bastante, fica a dica.

#5 Assista filmes, vídeo-aulas, documentários:
    Para tudo nesse mundo tem um documentário explicativo, ou quase tudo. Não estou falando para você assistir "Alienígenas do Passado", mas se seu problema for com a aula de história o The History Channel pode ajudar horrores. Também existem alguns canais maravilhosos no Youtube de vídeo-aulas e claro, aqueles filmes que os professores indicam no primeiro dia de aula sempre servem para alguma coisa. E como você vai estar aprendendo de forma mais dinâmica, seu cérebro pode associar e fixar a informação mais rápido. Uhu.

    Parando para pensar agora, eu poderia continuar essa lista. Quem vê pensa que eu passo o dia estudando, haha, não. Quem quiser mais dicas curte a página do blog no Facebook, chama os amiguinhos da escola, do cursinho, da faculdade, de onde for pra curtir também e deixa um comentário pedindo. Um beijo e até a próxima.

Comentários