sábado, 14 de junho de 2014

ROTEIRO DE VIAGENS NEON BÁSICO - AMSTERDÃ


   Hey! Quem estava sentindo falta dos roteiros de viagem? Eu estava com tanta saudade que resolvi fazer um hoje ~ tã dã dã dã ~ sobre a Holanda, mais precisamente Amsterdã. E não, isso não tem nada a ver com a goleada que a seleção holandesa deu na Espanha ontem. Antes de qualquer coisa, vamos ter uma aulinha básica, afinal de contas seria muito chato viajar para um país sem saber o mínimo que qualquer um deveria conhecer dele. 
    Talvez você não saiba, mas existem duas Holandas, a do Sul e a do Norte e elas são apenas duas das doze províncias dos Países Baixos. Teve uma época em que essas províncias eram as mais poderosas, talvez isso justifique o fato de alguns habitantes se referirem ao país - e até a seleção - como Holanda e o povo como holandês. Claro, algumas pessoas de outras províncias acham isso arrogante demais, então tome cuidado com o que vai falar, na dúvida chame de neerlandês. 


   Holanda é um país pequeno, então uma semana é mais do que o suficiente para conhecer os principais lugares de lá. Sem dúvida tem cidades lindas e atrações para todos os tipos de pessoa. Já posso dizer que os Coffee Shops, a Red Light District e as baladinhas monstras que vão até a cinco da manhã não entrariam para o meu roteiro, então se quiserem podem procurar informações em outro lugar, mas vou falar das coisas que eu não poderia deixar de fazer em uma viagem para Amsterdã. 
    Dividindo a semana em três dias para Amsterdã e quatro para outras cidades, seria mais ou menos assim:

    Dia um: Casa de Anne Frank, seria um dos primeiros lugares que eu visitaria, com toda certeza. Depois faria uma visitinha aos museus, o Vicent Van Gogh, o Rijksmuseum e o Stedelijk, todos em volta da Museumplein (Praça dos museus). Além da Concertgebouw, uma das salas de concertos mais famosas do mundo e o monumento I amsterdan que também ficam em volta dessa praça. Aliás, do museu da Anne Frank para a Museumplein, você leva no máximo 15 minutos de ônibus.
    Com uma hora para a Casa da Anne Frank, mais duas horas para cada museu e uma hora para a sala de concerto, intervalos para a locomoção de um ao outro, comer etc, o passeio não deve durar mais do que dez horas. É muito para conhecer uma cidade de outro país? Ainda sobra 14 horas para você dormir se quiser, haha. 


    Dia dois: Begijnhof, não acredito ser nada de extraordinário, é apenas um atigo noviciado, mas é bonito e fica a cinco minutos andando da Praça Dam onde fica o Palácio Real, Nieuwekerk e o Museu da Madame Tussauds. Depois a praça e a casa de Rembrandt. Dali uma passadinha no Mercado das Flores, onde é possível encontrar uma grande variedade de plantas e lembrancinhas da Holanda e uma caminhada até a "Ponte Estreita", Magere Brug. 
     Todo esse roteiro dá pra fazer andando e nenhuma caminhada leva mais do que quinze minutos. Acho que ir de um ponto turístico a outro andando, é a melhor coisa a se fazer, porque você pode ir entrando em lojas que te chamam a atenção, parar em restaurantes e cafeterias escondidinhos, coisas assim que você não encontra em nenhum guia, além do contato com as pessoas, né? Sempre bom. Por causa do museu de cera da Madame Tussauds, provavelmente demoraria mais do que o do primeiro dia.


      Dia três: Como Amsterdã é bem pequena, a essa altura eu já teria visto todos os pontos turísticos. O terceiro dia seria para alugar uma bicicleta e sair pedalando pela cidade e no final do dia andar de barco em um dos muitos canais que existem por ali. 


    Como vocês podem ver, três dias é mais do que o suficiente para conhecer Amsterdã. Se você não é chegado nos museus, acho que passar os três dias só frequentando Coffee Shops e a Red Light já seria demais, então não sei se valeria a pena.
    Os outros quatro dias eu dividiria entre Haia, Delft, Harlem, Kinderdijk (Os moinhos!) e Roterdã. Mas enquanto eu não faço essa viagem para por em prática isso tudo, fiquem com essas fotos que eu tirei em Holambra, a cidade das flores no Brasil, aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...