Pular para o conteúdo principal

PRÓS & CONTRAS DAS COMPRAS PELA INTERNET


    Muita gente ainda tem medo de realizar compras pela internet, mas graças aos sites de pagamento seguro, como o Paypal, por exemplo, esse número está diminuindo bastante. Eu nunca vi problema nisso e tenho que dizer que noventa por cento das coisas que eu compro, com o meu dinheirinho, são importadas de algum lugar da ásia. Mas para ajudar a decidir se vale a pena, ou não, entrar para esse mundo, reuni aqui as principais vantagens e desvantagens, relacionadas, de comprar pela internet.


1. PREÇO X QUALIDADE

    Sabemos que em sites de compras chineses é possível encontrar coisas que são vendidas aqui no Brasil, mas com um preço muitíssimas vezes menor, porém quando vamos falar de coisas específicas como roupas, o preço baixo nem sempre é uma boa coisa. Pra quem sabe falar em inglês, isso não é problema, porque os vendedores costumam deixar as descrições do produto bem detalhadinhas no anúncio, mas pra quem pretende contar com a ajuda dos tradutores automáticos, isso pode ser um problema. Algumas frases ficam sem sentido e as imagens não costumam mostrar tantos detalhes, por isso, quando encontrarem um vendedor com produtos muito baratos procure por duas coisas, qualificação e feedback dos últimos compradores. 


2. BELEZA X TAMANHO

    Quantas? Quantas vezes eu fui dolorosamente iludida? Tome muito cuidado quando for comprar nos sites chineses tipo Aliexpress, Sammydress etc, porque os tamanhos são asiáticos e as asiáticas são muito magrinhas! Um large de lá, é um 'm' apertadinho daqui, okay? As roupas são realmente muito muito bonitas, é uma coisa assim de outro planeta de tão bom gosto, mas você deve se atentar aos tamanhos, o mesmo vale para os sapatos. Tire suas medidas antes, procure tabelas de conversões e pesquise bastante antes de comprar. Já imaginou se aquela calça chega e não fecha, ou a blusa nem passa no seu braço? Que decepção.


3. ECONOMIA X TAXAÇÃO

    Graças ao bom Deus, nunca fui taxada. Mas esperar eternidades por uma encomenda e quando ela chegar, vim com uma bela duma taxa, deve ser a coisa mais triste da terra do e-commerce. Então algumas coisas valem a pena sim, tanto que mesmo com os 60% de taxa, continuam mais baratas do que comprar aqui no Brasil, então é sempre bom fazer essas continhas antes de efetuar a compra. Agora se for pra comprar eletrônicos, por exemplo, é melhor nem arriscar. Depois dessas mudanças no esquema de taxação, eu fiquei muito confusa, então não sei explicar muito bem o que vai ser taxado e o que não vai, mas vocês podem encontrar isso no Google :D


4. PRATICIDADE X DÚVIDA

    Será que chega? Bom, é uma pergunta que você deve se fazer realmente. Apesar de ser bastante prático escolher o que quer sem sair do sofá, clicar em comprar e pagar ali com dois cliques, às vezes sua experiência pode se tornar um pesadelo. Procure comprar em sites com sistemas de segurança como o Mercado Pago do Mercado Livre, é um tipo de sistema que também existe em sites de compras gringos e que protege seu dinheiro por um tempo determinado e só libera o pagamento para o vendedor quando você confirma a chegada da sua compra. Se a mesma não acontecer, você pode entrar com uma disputa e o site te devolve o dinheiro, ou você entra em um acordo com o vendedor, tipo o envio de outro produto.


5. CONFORTO X TEMPO

    Assim como economia e preço querem dizer quase a mesma coisa, o mesmo serve para praticidade e conforto, mas eu usei palavras diferentes porque quero expôr situações diferentes. No caso de conforto x tempo, o produto chega, mas olha ... vai demorar (๑• . •๑)
As vezes você deixa de comprar o presente de alguém pessoalmente por preguiça, daí decide comprar pela internet e isso nem sempre é uma boa saída. Se você não sabe, uma compra pode levar até três meses para chegar ao Brasil + um mês na unidade de tratamento internacional + três dias da unidade de correio que irá realizar a entrega, ou seja: 123 dias! Muito difícil de acontecer, claro, mas vai que dá zebra. O prazo médio, caso queiram saber é de 15 a 45 dias ... jamais espere esse prazo em épocas como o final do ano, quando os correios do mundo inteiro estão lotados de entregas pra fazer.

    É isso gente, espero que tenham gostado das dicas e aproveitem bastante as compras. Todas as desvantagens tem soluções, viu? Se você gostou desse post, deixe um comentário dizendo o que acha de postagens com as minhas experiências de compras por aqui e curta a página do blog no Facebook! Beijos de luz 

Comentários