sábado, 29 de março de 2014

COMO ORGANIZAR SUA AGENDA


    Primeiramente, bom dia. Mentira, eu não acabei de acordar, mas bem que poderia ter sido porque essa semana foi a semana mais cansativa da minha vida. Ainda bem que eu não estava estressada como no final do mês passado, simplesmente consegui levar as provas diárias numa boa e sem perder o controle. Amém. 
    Como agora já terminaram as primeiras provas e apresentações, os próximos trabalhos demorarão pra chegar e tudo mais, resolvi reorganizar a minha agenda que ficou bem bagunçada durante esses últimos dias. E por que não, dar dicas de como organizar a vida de vocês também. Yey! Existem mil e uma maneiras de se organizar, mas como não é bom falar do que não sabe, vou explicar o jeito que eu acho melhor e vocês vão se adaptando depois.


    Escolhendo a agenda: São vários os modelos de agendas que você encontra por aí. Durante a maior parte da minha vida com agendas, eu usei agendas diárias (aquelas com uma folha por dia, com a data marcada em cada página), mas devo admitir que eu nunca me dei bem com elas, porque eu nunca usei mais do que metade das folhas. Isso porque como eu não trabalho, nem tenho compromissos muito sérios - como a maioria de vocês, creio eu - grande parte das tarefas eram repetidas e eu não sentia necessidade de anotar a mesma coisa todos os dias. Na minha opinião, o melhor tipo de agenda é a sem data, que pode ser um caderninho também. 
   Separando categorias: Não vejo necessidade de ter uma agenda para cada coisa, por exemplo, uma para o trabalho, outra para a faculdade. A minha agenda atual é sem data, como eu já falei, mas possui quatro divisórias. O que pode ser o suficiente para dividir as tarefas por categorias. Ou você pode simplesmente diferenciar uma tarefa da outra, alternando a cor da caneta: trabalho em preto, faculdade em azul, tarefas de casa em rosa ... enfim.
   Decidindo o que é relevante: Como eu também havia comentando, se você faz muita tarefa repetida durante a semana, não há necessidade de anotá-las várias e várias vezes. Faça o seguinte, separe algumas páginas no início ou final da agenda e escreva lá todas as atividades que devem repetir ao longo do mês e ao lado de cada uma, anote os dias em que elas devem ser realizadas e a duração, por exemplo: Academia | Segunda, quarta e sexta. 2 horas por dia.
    Criando marcações: Compre clipes coloridos, post-its, adesivos, marca texto, enfim ... tudo que puder te ajudar a encontrar as tarefas mais importantes facilmente. Outra dica é fazer desenhos pequenos e fáceis de entender ao lado de cada tarefa para identificar o status dela: um  para tarefas concluídas, um  para tarefas canceladas, um  para tarefas especiais, ou um  para tarefas adiadas.
    Anotando sem parar: Leve a agenda com você para todos os cantos! Quantas vezes eu já perdi uma data importante porque esqueci de anotar o compromisso quando cheguei em casa? Ou quantas vezes já marquei duas coisas importantíssimas para o mesmo dia, porque não lembrava que já  estava ocupada? Então, ande sempre com a sua agenda e anote, anote tudo que tiver que fazer, sendo importante ou não.
     Seja realista: Por último e o mais importante. Você não é duas e até onde o mundo sabe, uma pessoa não pode estar em dois lugares ao mesmo tempo. E se dividir demais também não é bom, se você coloca muitas tarefas pra realizar, no final do dia você pode até ter feito todas, mas nem todas bem feitas.
    E é isso aí, personas. Não se esqueçam de olhar a agenda todo dia de noite, fazer suas marcações e ler o que tem que fazer no dia seguinte. Uma dica, agora não para se organizar, mas para cumprir as metas: castigue-se. Calma, não estou falando pra você se bater, nunca. Mas se você quiser muito arrumar sua rotina, aplique penalidades em si mesma, sempre que deixar de fazer alguma coisa no dia certo. Por exemplo, um final de semana sem refrigerante, ou uma semana sem chocolate, ou três dias sem a sua série favorita. Vai ser bom pra você quando seguir a programação e quando não seguir também. Espero ter ajudado, se gostou, curta a página do blog no Facebook e chame as amigas para curtir também, beijos de luz, tiau.

Um comentário:

  1. Ótimo post, dicas muito legais!
    Bjs :**
    http://hey-anny.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...