quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

BENTO BOX


    Yay! Já faz um tempo que estou planejando uma reeducação alimentar na minha vida, mas até agora não passava de um plano. Não sou aquelas neuróticas por estética nem nada e minha vontade de comer direito está relacionada apenas com a saúde, levando em consideração que eu já não como carne, eu deveria separar melhor o que devo ou não comer, né? Não adianta não consumir carne, mas também não comer legumes/frutas e se acabar nas bolachas e salgadinhos do mercado. É por isso, inclusive, que eu estou doente desde segunda-feira, tomei muito sol, passei nervoso, acabei passando mal e nada parava no meu estômago, quem fica em pé sem comer nesse calor? Se alimentar corretamente também melhora a imunidade e foi até pensando nisso que em uma das minhas visitas a Daiso, eu comprei uma marmita e um kit de talheres pra levar por aí. Só usei uma vez. Mas acho que agora encontrei a inspiração que faltava pra melhorar minha saúde de vez.
    O termo bento, em japonês, significa "lancheira de almoço", mas é bem diferente das marmitas que costumamos ver aqui no Brasil, aquelas com feijoada, sabe? O objetivo da bento é montar uma refeição bonita, saborosa e, principalmente, balanceada. Para isso existem algumas dicas:
     Use proporções na hora de montar a bento! Por exemplo, você pode usar uma razão de 4:3:2:1 (que seriam quatro partes de arroz, três de acompanhamento, duas de vegetais e uma para sobremesa) ou 1:1 (que seria uma parte para arroz e a mesma quantidade para todo o resto). O arroz pode ser substituído por macarrão, risoto ou bolinhos de arroz. O acompanhamento deve ser fonte de proteínas, carne vermelha, peixe, frango, ou soja no meu caso (para um bento vegetariano). 
     Procure por bentos que já possuem divisões! Fica mais fácil na hora de montar tudo, apesar das porções de comida serem maiores aqui, você pode encontrar bento boxes em lojas especializadas em produtos orientais.
      Escolha alimentos coloridos para montar sua bento! Quanto mais forte a cor, mais nutritivo é o alimento e maior é o impacto visual que a bento irá causar.
     Distribua de forma organizada os alimentos dentro da bento! Para que nada fique sambando lá dentro, o arroz deve ser colocado primeiro e em seguida tudo que não é muito maleável. Assim nos espaços restantes você pode encaixar as coisas menores e adaptáveis.
      Coloque arroz ou folhas de repolho embaixo das frituras para que o óleo seja absorvido & Deixe a bento esfriar antes de fechá-la.






    E fazendo esses desenhos, não aumenta a vontade de comer? Tá eu sei que dá dó, mas fica mais difícil de voltar com a marmita intacta depois de saber o trabalho que deu pra fazer, né?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...