terça-feira, 10 de setembro de 2013

SETE DICAS PARA ENGORDAR SEU PORQUINHO


    Dinheiro ... pode até não trazer felicidade, mas compra coisas que te deixam feliz, o que dá no mesmo. Porque eu sou assim, sincera. Gosto de dinheiro e não tenho vergonha de falar isso, obviamente não é só o dinheiro que me traz risos, mas quando eu tenho ele as coisas ficam visivelmente mais divertidas. Aliás, gosto tanto dessa coisa que pretendia fazer faculdade de Economia, mas acabei fazendo o oposto: Análise e Desenvolvimento de Sistemas ~ pobre&coitada. 
    E eu tenho mania de juntar dinheiro desde sempre, sabe? Segundo meus irmãos eu me tornei uma mercenária aos oito anos de idade, quando emprestava meu dinheirinho pra eles ~ tipo, cinquenta centavos ~ e cobrava juros de quinhentos por cento. Mas isso não é certo, tá galera? Eu vou dar dicas para juntar dinheiro de verdade, sem abusar de outras pessoas pra isso.


1. Arrume algo para guardar o dinheiro: Se você tem um cofre, ótimo. Se não, ótimo. Pegue algum pote de vidro, lata, caixa, qualquer coisa, mas você não precisa comprar um cofre, o dinheiro que você usaria fazendo isso, já pode ser economizado $$.
2. Estipule o valor que quer juntar: Você quer dinheiro para quê? Bom, se quer juntar uma grana para comprar, sei lá, um celular novo, é preciso saber primeiro quanto ele custa ... certo?
3. Trace uma meta: Depois de descobrir quanto custa o que você quer comprar, defina o tempo que pretende levar para atingir o valor e então faça a divisão: Dinheiro / Tempo. Assim você sabe quanto deve guardar no mês, ou na quinzena, ou na semana.
4. Verifique quanto gasta: Agora que você já sabe quanto vai juntar e tem onde guardar esse dinheiro, está na hora de analisar o que você anda comprando. Com o que você gasta? O que pode ser reduzido? O que é supérfluo?
Por exemplo: Sua mãe te dá dinheiro para comer na escola, você compra um lanche e um refrigerante. Você pode trocar o refrigerante pelo suco que, geralmente, é mais barato. Ou melhor, você pode parar de comprar coisas para beber, já que beber enquanto come faz mal. Também evite gastar com balas, chicletes, chocolates e coisas assim. 
5. Guarde todo e qualquer troco: O troco era cinco centavos? Legal, guarde.
6. Separe as moedas: Colocar moedas de valores baixos no cofre, como cinco e dez centavos, engana. O cofre parece cheio e pesado, mas na verdade não tem quase nada. Então faça o seguinte, tente colocar dentro dele apenas moedas de um real, no máximo cinquenta centavos. Guarde as outras em algum potinho diferente até que elas formem um real para que você possa trocar.
7. Nunca deixe de cumprir a meta: Se aconteceu alguma coisa e não deu para cobrir a meta da semana, desconte na semana seguinte, ou seja, se você precisava juntar dez reais, mas só juntou cinco, então na próxima semana você deve juntar quinze. Não deixe acumular, isso só vai atrasar as coisas e você vai demorar mais para alcançar seu objetivo.

6 comentários:

  1. Eu aprendi a juntar dinheiro depois de muito quebrar a cara: eu nunca cheguei a ganhar mesada e nem ganhava tudo o que queria quando era pequena, então quando comecei a fazer estágio passei a gastar o salário compulsivamente, com uma porção de besteiras! Agora tenho me controlado bastante e passei a estimular uma meta mensal - que ás vezes não consigo cumprir, mas faz parte!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem trabalha e tudo mais, é bom aquele caderno caixa, já ouviu falar? Você organiza todos os dados, quanto recebeu, quanto guardou, quanto gastou ... como gastou (que é o mais importante).

      Excluir
  2. Muito boas essas dicas. Hoje eu economizo todos os trocados até as cédulas de menor valor. Antes gastava comprando muita besteira.

    www.garotadosuburbio.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É, eu vi no seu blog que você curte bastante o assunto ^u^
      As vezes eu compro alguma besteira também, mas me permito esses escorregões porque economizo desde pequena, sabe?

      Excluir
  3. Pode guardar cédula no porquinho de barro? E verdade que mofa ou não? Ou tenho que pelo menos não deixar em lugar úmido e uma vez na semana colocar no sol? Vocês que entendem me me expliquem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Weveton. Tudo bem?
      É verdade que mofa, sim. Mas isso não acontece só com os cofres de barro. O importante é manter o cofre em um local bem seco, não abafada e nem quente. Uma dica é você colocar saquinhos de silica dentro do cofre.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...