segunda-feira, 22 de julho de 2013

GUIA DE COMPRAS ONLINE


    Hey, everybody! Ontem, na tag das 50 coisas sobre mim, eu disse que sou bastante consumista ~ quando a forma de pagamento é o dinheiro da minha mãe ~ , mas esqueci de falar que eu gosto mesmo é de fazer compra pela internet! 
    Nunca fui muito paciente, aliás, só tenho paciência com criança, de preferência não manhosa, mas enfim. Por esse motivo eu detesto filas e qualquer lugar que tenha filas, tipo supermercado e a C&A, consequentemente, uma das melhores criações para mim foi o e-commerce. Hoje eu vou fazer um guia especial, com tudo que você precisa saber sobre compras online!


    Bom, para começar, existem alguns tipos diferentes de vendas na internet:

    Intermediadores: É o meu tipo favorito, apesar de não ter enormes garantias, de grande ajuda para quem não tem cartão internacional, ou não sabe comprar em determinado site. São lojas/pessoas que não possuem estoques e lucram sendo apenas uma ponte entre você e o vendedor real. Um exemplo são as lojas do facebook ~ onde eu compro meus cds de kpop ~ , nelas existem as listas de produtos que podem ser comprados, você escolhe, entra em contato com o administrador, efetua o pagamento e passa seus dados. A loja entra no site internacional, abre uma conta com suas informações, compra o produto e manda entregar direto na sua casa.
    Sites agregadores de vendedores: São sites de compra e venda, onde vendedores do país/mundo todo anunciam e alguém vai lá e compra. Alguns exemplos são: mercado livre, tanlup e ebay.
    Lojas virtuais: A grande diferença é o fato de existir estoque. Porque, como no exemplo dos intermediadores, outros tipos de vendedores apenas encomendam o produto depois que já foi pago e manda direto para o comprador. Já as lojas virtuais, como por exemplo a Submarino, elas possuem a sede com todos os produtos e conforme as pessoas vão comprando, eles vão enviando, ou seja, a compra chega mais rápido.
    Sites de vendas coletivas: São sites que juntam uma quantidade x de pessoas, interessadas no mesmo produto ou serviço, assim elas recebem desconto.

    Mas eu quero crer que disso vocês já sabiam, então vou falar da dúvida mais frequente: é confiável?
    É e não é. Nada nessa vida é 100% confiável, por isso existem coisas as quais devemos nos atentar antes de realizar uma compra pela internet.

    Nossa que barato! As vezes você está de boa no computador quando de repente aparece aquele anúncio tentador, com promoções incríveis de uma loja que você nunca ouviu falar. E agora? Pede ajuda do Google! Sério. Faça uma pesquisa: a loja x é confiável? Tem que ter alguém respondendo, nem que seja no Yahoo Respostas, caso não tenha ninguém falando mal nem bem do site, é melhor esperar um tempo, provavelmente é uma loja nova e você não deve arriscar.
    Nunca mais compro no Mercado Livre! Paguei e não chegou. Aí é que está, a culpa não é do mercado livre e sim do vendedor. Quando for fazer uma compra em sites agregadores, procure pelos vendedores premium e veja as qualificações, compre daqueles com poucas qualificações negativas ... ou nenhuma!

     Em relação a compras internacionais. Existem trocentos sites internacionais que vendem produtos, que aqui no Brasil são super caros, a preço de banana. Por isso quase todo mundo que faz compras pela internet, diz que é mil vezes melhor comprar de sites internacionais, mas você deve levar algumas coisas em consideração.

    Frete: Quantas vezes eu não entrei em depressão por entrar em um site escolher um produto de 15 dólares e depois ver que o frete para o Brasil era duas vezes mais caro que o que eu queria comprar ... acontece. Graças a Deus já está mais fácil encontrar sites que entregam no Brasil ~ quase todos que conheço ~ , inclusive, a maioria dos vendedores do ebay oferecem frete gratuito e o Brasil está na lista de muitos deles. Mas em outros sites não é essa maravilha toda e normalmente o frete é cobrado por peso/tamanho do pacote.
    Prazo de entrega: Varia de acordo com o frete que você escolheu. Assim como no Brasil tem o sedex, em sites internacionais existem diferentes formas de envio que podem fazer você esperar mais, ou menos, pelo seu pacote. Por exemplo no site coreano DVDHeaven, eu posso escolher entre quatro opções: Small Packet (Air) que leva de 7 a 15 dias para chegar; Parcel Post (Air) que leva de 6 a 12 dias; o EMS (International Express Mail) que chega entre 2 e 5 dias ou o EMS Premium (UPS) que chega entre 2 e 4 dias e consequentemente é o mais caro. Então, se você precisa do produto com urgência, talvez não compense comprar de um site internacional porque para que ele chegue rápido você vai ter que desenbolsar uns 50 dólares de frete.
    Taxação: Algumas coisas são livres de serem taxadas, como livros, revistas, compras de até $50 e compras em que tanto o remetente quanto o destinatário sejam pessoas físicas, mas que fique claro que qualquer produto comprado de uma loja pode ser taxado em 60% do valor pago se a fiscalização achar que é necessário ~ ou seja, que tá barato demais. Mas existem alguns sites que se o comprador pedir eles retiram o nome da loja do pacote e ainda abaixam o preço do produto ~ tramoia, dá cadeia ~ mas se a fiscalização desconfiar você é taxado do mesmo jeito e pior: em cima do preço que tem na tabela. Então assim, se você vai comprar muitas coisinhas e for mais do que 50 dólares, é melhor você dividir e pagar dois fretes do que correr o risco de ser taxada e ter que pagar mais sessenta por cento do que já gastou.

    E ... é isso aí galera. Eu acho que no mundo em que vivemos hoje é impossível ignorar o crescimento da tecnologia, então sou super a favor de experimentar essas coisas que ela nos oferece. Acho que medo é desnecessário, tenho certeza que se alguém for perder tempo roubando alguma conta, não vai ser a minha ...  é mais provável que ele fique com dó e deixe alguma surpresa lá pra mim, haha. Mercado pago, pagseguro e paypal estão aí pra isso.

Um comentário:

  1. eu direto vou no google e pesquiso lá, pra ver se a loja é confiável, tem essas lojas de comprar coletivas que as coisas são baratas e eu fico morrendo de vontade , mas morrendo de medo de pagar e não vir, aí é chato ne, eu prefiro comprar nas lojas virtuais pra não pegar fila mesmo.
    beijos
    http://fazendohistooria.blogspot.com/

    ResponderExcluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...