terça-feira, 29 de janeiro de 2013

LIBERDADE, MANEKI NEKO E DARUMA


   Moshi moshi. Como vocês estão? Hoje eu fui ao oftalmologista com a minha mãe, na verdade eu pudia jurar que a consulta era para amanhã, mas tudo bem, nós não demoramos muitos e ela tinha que passar em São Paulo para pegar algumas coisas. Antes de ir embora começamos a sentir fome e como já estávamos pro ali  resolvemos comer na Liberdade, fazia um tempinho que eu não passava por lá. 
   A Liberdade é um bairro da cidade de São Paulo localizado parte no distrito da Liberdade e parte no distrito da Sé. Nota-se a influência cultural pelas luminárias tipicamente orientais distribuídas ao longo de todas as ruas. O bairro é o maior reduto da comunidade japonesa na cidade que, por sua vez, concrega a maior colônia japonesa fora do Japão.


   Bom, comemos e ainda conseguimos passar em um mercado e uma lojinha - atrasadas - onde acabei comprando um Maneki neko e uma Daruma. 
   Maneki neko, também conhecido como Gato da Sorte ou Gato do Dinheiro é uma escultura comum asiática, geralmente feita de cerâmica, que acreditam trazer boa sorte ao dono. Ela mostra um Bobtail japonês - gato originário do Japão - a acenar com a pata levantada. Normalmente os Maneki nekos são colocados na entrada de lojas, restaurantes e outros negócios.


    Já a estória do Daruma é mais interessante. Ele representa um monge da Índia que fundou o Zen Budismo na China, o Bodhidharma. Dizem que ele meditou durante nove anos sem se mover ou fechar os olhos, durante esse período ele removeu suas pálpebras para que não dormisse e, devido ao desuso, seus membros atrofiaram. O nome Daruma foi dado pelos japoneses e vem da pronúncia de Dharma.
   Normalmente eles são feitos de madeira, possuem um formato arredondado, corpos vermelhos sem braços nem pernas. As pessoas utilizam o boneco para fazer um pedido - que eu tomo mais como um objetivo. Ao segurar o boneco e pintar o olho esquerdo você faz um pedido e quando este se realizar você pinta o olho direito.
    Comprei no mercado também alguns biscoitinhos recheados de melão, coisa mais gostosa, estou com dó de jogar a embalagem fora (╯︵╰,)

P.S.: Tinha preparado outro post, mas resolvi postar esse mesmo e me perdoem pelas fotos horríveis, depois eu tiro outras deles no meu quarto.

2 comentários:

  1. Respostas
    1. Oi, Leandro!
      O meu é "pequeno", ainda tem alguns menores, mas esse foi R$8,00. Tem de vários tamanhos e o maior que eu vi custava R$26,00.

      Excluir

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...